O mercado de pesquisa enxerga seus fornecedores de recrutamento de consumidores como parceiros estratégicos?
Imagine a responsabilidade de ir a campo, representando grandes marcas, com expectativas elevadas e desafios profundos de pesquisa de mercado. Muitas vezes, estamos lá porque vencemos um leilão que priorizou o menor preço.
Conversando com colegas de mercado — especialistas em comportamento humano e consumo — percebo que, ao focarmos em recrutamento de consumidores, algumas conversas começam de forma subestimada. No entanto, é crucial reforçar a importância de gerar conexão com consumidores que não conhecem nossa agência disruptiva e suas metodologias inovadoras de pesquisa qualitativa.
Desafios do Recrutamento de Consumidores
Convencer alguém a compartilhar sua vida e hábitos por duas horas em entrevistas em profundidade, ou participar de um grupo de pesquisa por quatro horas, não é tarefa fácil. Muitas vezes, recebemos feedbacks como “foi legal, mas um participante se desconectou da metodologia após a terceira hora”. Esses desafios são comuns e exigem estratégias criativas para encontrar perfis que muitas vezes estão fora do nosso círculo social.
Estratégias Criativas para Recrutamento
Nossa equipe precisa desenhar estratégias eficazes para buscar perfis diversos, que consomem produtos diferentes dos nossos. Isso pode envolver falar com parentes distantes, colegas de escola, entrar em grupos de redes sociais ou pesquisar menções à marca em hashtags. Tudo isso em um cronograma apertado de cinco dias para entregar grupos de pesquisa impecáveis e entrevistas inspiradoras.
Reconhecimento e Valorização
É importante reconhecer o esforço dos recrutadores, que muitas vezes passam despercebidos. Enquanto ouvimos sobre o cansaço de publicitários e diretores de arte, raramente se fala sobre o fardo dos pesquisadores e recrutadores. Eles são fundamentais para o sucesso dos projetos de pesquisa qualitativa, mas seus nomes muitas vezes não são lembrados.