A Big Tech Meta anunciou no fim de setembro, em sua 11ª edição do Meta Connect uma série de produtos que contribuem na sua jornada e corrida pela inteligência artificial, além de investir fortemente no metaverso e em soluções de realidade virtual e aumentada. Essa história do metaverso veio com força a anos atrás e pareceu dar uma esfriada, mas a empresa parece ainda super confiante no futuro desse mercado. Durante a conferência, foram anunciados diversos produtos e ferramentas que reforçam esses investimentos
Novidades de produtos
No campo dos wearables, a Meta oferece mais experiências com o Quest 3S, que deverá chegar às lojas dos EUA em outubro, com valores que partem de US$ 300 – mais baratos que o Quest 3, lançado no ano passado por US$ 500. O óculos de realidade mista chega com mudanças no design e lentes, além de um campo de visão mais estreito.
Apesar de ainda estar em fase de prototipagem, o Órion esteve entre as principais novidades da Meta anunciadas durante o evento. O óculos de realidade aumentada está sendo desenvolvido há dez anos e é o primeiro do tipo já apresentado pela gigante da tecnologia. Além de contar com um display holográfico nas lentes, permite ainda controle de voz e rastreamento de mãos e olhos para a navegação do usuário. Zuckerberg classifica o dispositivo como “as novas categorias de IA”. O aparelho ainda não está à venda.
A Meta já conta com o Ray-Ban Meta, um wearable que também deverá receber atualizações de inteligência artificial para ativação e conversação mais natural, bem como artifício de tradução de falas em tempo real por meio dos alto-falantes, por exemplo. A empresa também trabalha para fornecer integração com aplicativos como Spotify, Shazam, Audible e iHeart.
Leia também: O Impacto do Streaming nos Hábitos de Consumo de Vídeo no Brasil
Meta: Novidades de IA
Já em inteligência artificial, os anúncios incluem o aperfeiçoamento de serviços oferecidos pela Meta AI. Entre eles está a adição de conversação por voz com a solução por meio de todas as suas plataformas – Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. O assistente ganhará, ainda, a voz de celebridades como John Cena, Keegan Michael Key e Kristen Bell. Por enquanto, as atualizações de voz só deverão estar disponíveis em inglês para os mercados dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
Dentro do Instagram e do Facebook, a empresa está em processo de experimentação de dublagem de vídeo e sincronização labial em inglês e espanhol para conteúdos dos Reels. Segundo a big tech, a função permite que creators alcancem mais audiências pelo mundo. Com o recurso Imagine, ainda em desenvolvimento, usuários das redes sociais da Meta poderão gerar posts por IA e publicá-los em seus feeds. Ademais, a Meta AI será capaz de sugerir e gerar legendas para as postagens.
Leia também: A Evolução do Setor de Relógios: Da Tradição à Inovação. Como os relógios mobilizam a GenZ
Conclusão
A big tech continua a inovar e expandir suas fronteiras tecnológicas, integrando realidade mista e inteligência artificial em seus produtos e soluções. Com lançamentos como o Quest 3S e o Órion, além das melhorias no Ray-Ban Meta, a empresa demonstra seu compromisso em oferecer experiências mais imersivas e conectadas. As novidades em IA, como a conversação por voz e a dublagem de vídeos, reforçam a posição da Meta como líder em tecnologia, buscando sempre facilitar e enriquecer a interação dos usuários com suas plataformas.